terça-feira, 31 de maio de 2011

Coisa de louco!!!

Olá, nem sei se conseguirei postar esse recadinho. Mas tento porque sou teimosa. A palhacada está tamanha que não consigo postar comentários em meus blogs favoritos e meus amigos queridos também não postam no meu.  Para completar a fase de revolta, meu computador está com problema, vou ter que mandar para a assitência técnica. Portanto, espero voltar em breve. Sentirei saudade e muita falta de vocês todos. Para quem conseguir postar um comentario o meu muito obrigada, e para quem não conseguir a minha solidariedade e o meu respeito. Respeito esse que não estamos merecendo do administrador desses blogs. Volto rapidinho, quis apenas deixar gravado aqui que estou com vocês sempre, e por favor não me esqueçam...beijos!

sábado, 28 de maio de 2011

Murilo - a surpresa!


Penso que todo homem quando faz uma vasectomia teme pelas consequências.  Lá no fundo deve bater uma insegurança, um medo de que alguma coisa dê errado.
Com meu filho Junior não foi diferente.  Dores e incômodos fazem parte da recuperação e a dele foi bem natural, com todos os desconfortos.

Alguma consequência? sim apenas uma, responde pelo nome de Murilo, e nasceu dezoito meses depois da cirurgia.
Ah...acredite! foi uma surpresa e tanto, afinal um casal não decide fazer vasectomia porque quer mais um filho. Tomaram a decisão para preservar a saude da mãe, que não deveria mais ficar grávida.
Aí está ele, nosso ninja loiro, influenciado pelo irmão que se considera ninja durante as 24 horas do dia.
Sombra dos irmãos mais velhos, Otávio e Renato, repete todas as brincadeiras deles, quer participar de tudo o que fazem, e "pentelha" a vida dos coitados.
Fala muito, e muito rápido, e chega a tropeçar nas palavras de tanta vontade que tem de contar o que  passa por sua bela cabeça. Imagine conversar com ele pelo skype ou telefone! os pais têm que ficar por perto para traduzir para mim, porque o furacão quer falar por cima de todos, o tempo todo, sem trégua.
Uma criança linda, de cabelos que chamam a atenção por onde passa, lisos e brancos - sim brancos! - grandes e alegres olhos que querem ser verdes, querem ser castanhos, querem ser mel, querem sorrir, querem ser maliciosos e divertidos.
Tem um sorriso fácil, bem grande, e tem uma característica só dele:- quando sorri curva-se para a frente como se não se aguentasse de tanta graça, às vezes as mãozinhas na boca, como que tentando se conter.
É mesmo um encanto nosso pequeno Murilo, que hoje faz quatro anos e se diz muito "grandão e forte".
Grande e forte como os pequenos super heróis de plástico que ele carrega para todos os lugares que vai.

Acredito que nada acontece por acaso, e nosso menino loiro precisava nascer para nos dar o presente de seu sorriso e a alegria que ele dá aos pais e irmãos diariamente.
Um brinde então ao moleque travesso e teimoso, tão teimoso que rompeu  e lutou contra todas as decisões da natureza para estar aqui conosco hoje, o que nos enche de alegria e prazer.
À essa criança feliz eu levanto meu brinde, desejando com muito carinho que seja abençoado com saúde e alegria no coração. A vovó te ama um montão Lilo!   Tim-Tim!

terça-feira, 24 de maio de 2011

A menina no balanço




Na sala há um cantinho, pequeno, onde coloco alguns objetos que amo.
Olha que lindo o relógio. Logo abaixo dele a Madona que meu irmão, Marcio, tão carinhosamente trouxe de Roma.
À direita dois pequeninos quadros em alto relevo, que vieram da Áustria,  delicadamente pelas mãos de minha amiga Halina.
O relógio, tão leve,  tem uma menina no balanço. Os segundos são marcados pelo embalo dessa menina, num sobe e desce harmonioso. A casinha de madeira tem flores pintadas nos umbrais das janelas e na varanda. As fotos estão escuras, peço  desculpas, uma dia faço algumas à  luz do sol.

Quantos anos tem? Não sabemos - segundo uma pessoa aqui da cidade, ao ver seu mecanismo, diria que foi fabricado nos anos l920. Quase um século.
Halina chegou ao Brasil depois da segunda grande guerra. Nascida na Alemanha veio pequenina, com o irmão e os pais, que nasceram no leste europeu. Com eles aprendi muito cedo a respeitar os imigrantes que chegavam para viver em nossa terra.
Gente trabalhadora e digna, povo sofrido com as agruras daquela guerra que destruiu as familias.
O relógio veio com eles e enfeitava a sala da simpática casa de minha amiga - a mais branca e com o jardim mais bem cuidado da nossa rua.

Sr. Stanislaw e Dona Bárbara, os pais dela. Ele bonito, forte, cabelos muito curtos, pele corada de sol, sempre de camisetas brancas.
Ela uma linda mulher, pele invejável, sorriso de dentes perfeitos. Parece-me vê-la empurrando a bicicleta, vindo do trabalho, anos e anos a fio. Tinha o olhar sereno, com a cor da folha das amoreiras.
Sinto o cheiro de seus pães e de sua sopa. Invadia a rua, entrava pelos quintais, delicioso!
Quanto ao relógio,  Sr. Stanislaw contava que o trocou com uma pessoa na rua - parece-me que por alimento -  quando ainda estava na Europa. Ele não sabia dizer a origem e nem a idade.
Não raro, consigo ve-lo dando corda, colocando a menina para balançar, ajustando o horário com os dedos. Tudo delicadamente, e depois guardava com cuidado a pequena ferramenta atrás do telhado, onde ela se encontra até hoje.
Minha amiga Halina, companheira de infância e juventude, casou-se com o português José. Queridíssimo José, amigo impagável.

Dos tres meninos lindos que vieram dessa união, eu tive o prazer de batizar o Fernando. Fernando Luiz, carrega no nome a homenagem ao padrinho, meu marido. Luiz...
A orquídea que aparece na foto foi um presente dele em meu ultimo aniversário.
Quando sr. Stanislaw nos deixou, a Halina generosamente me presenteou com o relógio.
Para mim ele significa mais do que um objeto que marca horas. É o símbolo da amizade e carinho com os quais sempre fui recebida.

Cuido dele com imenso respeito, assim como rego nossa amizade como se fosse um jardim. O mesmo jardim que havia na casa branca, da rua 4, e que inunda o meu coração de saudade.
Um brinde à nossa historia, Halina.
Um dia qualquer volto para contar mais um capitulo dela.

Tim-tim...saúde!
                                                 

sábado, 21 de maio de 2011

É muito desaforo!


Outro dia mesmo fiz uma postagem declarando ao mundo meu novo sonho de consumo.
No dia seguinte, recebi de minha irmã (essa mesmo aí em cima!) um e.mail com a foto e o seguinte recado: morra de inveja!
Ora vamos, é o não é uma tremenda de uma sacanagem?
Essa senhora que vocês estão vendo, desavergonhadamente abraçada ao Almir Sater (com certeza foi ela que implorou pela foto!) é minha irmã atrevida e que se acha no direito de vir sempre tirar o meu espaço.
Quando nasceu - fruto do segundo casamento de meu pai - eu já era uma mocinha, e eis que ela cai de para-quedas para confundir tudo.
Como se isso não bastasse, quando cresceu um pouquinho usava meus sapatos, arrastando-se pela casa, vestia minhas roupas, minhas bijouterias, e minha maquiagem!
Chorava copiosamente se eu não a levava em meus passeios (aff...)
Bom, só que agora ela passou dos limites. Está declarada a guerra minha querida, cuide-se...
Não se assuste no dia que eu postar uma foto com (sei lá quem...ainda vou descobrir) e você vai morrer de inveja, também.
Sabe porque eu coloquei a palavra "também" acima? porque eu estou morrendo de inveja mesmo.
Você conseguiu...
Brincadeiras à parte, não é uma horrorosa coincidência?
Tenho convicção de que o ato de me enviar a foto com o insulto não é coincidência não, é provocação mesmo, mas eu aceito humildemente.
Eliana, a foto ficou linda (a metade da esquerda) e eu vou guardar em meu coração - para sempre - essa sua traição. Não esqueça...depois não me venha chorando.
Um brinde à sua coragem! Tim-Tim!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Junior, hoje é o seu dia!





Sei que ele vai ficar bravo por causa da foto, mas eu não ligo. Vai dizer: - tinha que ser essa foto? estou cabeludo, de barba! E eu respondo; -  você está lindo, adoro essa foto, e o blog é meu, coloco a foto que quero.
Junior...quando estava grávida eu dizia que se fosse um menino seria Luiz Carlos, o nome do pai. E o pai não concordava, argumentando que o menino não merecia carregar um nome a vida toda, apenas para que ele fosse o homenageado.  Poucos o chamam de Luiz, para nós é o Juninho.
Sei que ele gosta de levar o nome do pai, sente orgulho, na mesma proporção que sente saudade.
É meu segundo filho, o do meio, entre duas meninas.  Chorão, manhoso, chantagista. Fazia de mim o que bem queria sob ameaças de perder o fôlego de tanto chorar. Foi um parto dificil, complicado, chegamos a temer pelo pior. Mas o rapazinho é guerreiro, valente, e tem mostrado a todos nós que não veio ao mundo para ser apenas mais um.
Aquele menininho lindo, de cabelos cacheados e olhar bem redondo, tinha muito para ver e viver.
Vou postar uma foto que me orgulha bastante:-


Ele em seu local de trabalho.
Uma pessoa batalhadora, um homem que busca o que quer para sua vida, luta e corre atrás, estuda e nos enche de orgulho com sua tenacidade e suas conquistas.
Marido presente e companheiro, pai de três meninos que são escandalosamente apaixonados por ele.
Irmão amigo e sempre preocupado com as "meninas", pedindo noticias, querendo estar junto.
Adoro quando os vejo juntos, rindo e falando de seus filhos, contando coisas, lembrando a infância...

Filho muito querido, de fala mansa e temperamento conciliador.  O destino o colocou ao meu lado no pior momento de nossas vidas. Mão amiga, olhar carinhoso, braço forte na hora de dor e despedida.
Hoje a felicidade é enorme em homenagear você pelo seu aniversário.
Não quero de maneira alguma deixar passar essa oportunidade de gravar aqui o quanto vibro com suas conquistas e o quanto acredito na  força de seu caráter.
Bem, para mim é difícil parar de escrever, mas estamos aqui para celebrar o aniversariante.
Ele está longe, não vou poder abraça-lo bem forte como gostaria,  mas logo estarei lá para matar a vontade.

Um brinde ao Junior, com cervejinha gelada - como não poderia deixar de ser - copos levantados, corações sorrindo, desejando que ele consiga realizar todos os projetos que estão em seus sonhos. E ele vai conseguir.
Tim...tim! saúde!

Olha só que lindos!
Os céus tem sido muito generosos com vocês.  Agradeçam humildemente essa benção.
Amém!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Olá Pessoal!



Estou aqui para dizer que NÃO fui eu que exclui a postagem sobre a minha "nova paixão" Almir Sater.
Não sei porque o administrador do blog  (quem é esse senhor?) interferiu em muitos outros blogs de minhas amigas e excluiu a minha ultima postagem.
Deve ser ciúmes!
O Almir Sater com certeza é mais interessante que ele!
Vou postar novamente a foto tão bonita que tinha escolhido, e peço desculpas a vocês que tão carinhosamente deixaram comentários, pois os perdi. Todos.
Precisamos pensar em uma maneira de guardar com mais segurança nossas postagens, pois quem perdeu uma,  pode perder todas em um dia de furia do "administrador".
Espero que entendam, pois acredito que muitas pessoas sofreram o mesmo problema.
Beijos e obrigada pelo carinho, sempre!

imagem Google

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estou apaixonada!


Meu irmão me ligou, já eram 18 horas:
- tenho ingressos para o show do Almir Sater, hoje, às 21 horas, vamos lá?
Nem pensei direito, aceitei o convite, porque gosto da música dele desde quando via a novela Pantanal.
Nunca fui a um show do Almir, melhor dizendo, não tenho o hábito de ir a shows, mas como não precisaria sair da cidade, o teatro é bem perto de casa, vamos lá!
No caminho meu irmão me conta que comprou meia entrada para mim e meia para ele, afinal ambos já temos 60 anos. Porque não aproveitar essa facilidade? Se temos o direito de pagar meia, vamos economizar.
Concordei com ele, mas na hora de entregar o ingresso tive uma pequena esperança de que o porteiro pedisse para ver meu RG, dizendo gentilmente:
- a senhora já tem 60 anos? não acredito, deixe-me ver o documento.
Mas o infeliz nem sequer olhou para mim,  enfiou o papel  na caixinha e abriu o portão.
Sujeito mais babaca!
Acreditei até que minha noite estivesse irremediavelmente perdida, mas eis que ele aparece no palco.
Confesso: - fiquei deslumbrada.
Um homem bonito, alto, com voz doce, sorriso largo, olhos que falam...e canta!
Rodeado de violas e violões, a cada música ele muda de instrumento, conta um pequeno causo, faz uma piadinha...e canta!
Tem um músico que o acompanha ao acordeon, entre outros, que é um espetáculo à parte.
Adoro sanfona - ou acordeon - e fico encantada quando ouço alguém tocando essas músicas de raízes. Foi um show maravilhoso, de uma hora e meia de duração que passaram em vinte minutos. Que pena que acabou, já é hora de ir?
Saio de lá cantando baixinho:
"ando devagar, porque já tive pressa...e levo esse sorriso...porque já chorei demais"
"hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe...
"...penso que cumprir a vida
    seja simplesmente compreender a marcha
    e ir tocando em frente..."
Lindo, não é mesmo?

Estou apaixonada! Será que ele pediria para ver meu RG? Até acredito que sim, é um cavalheiro, diferente daquele babaca da portaria.
Como é bom estar apaixonada, vou dormir melhor essa noite, sonhar com as águas do Pantanal, os peixes, a chalana (xalana?).

George Clooney ...você dançou!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Um lindo jardim


Naquela manhã de domingo, o homem magro, de estatura média, triste e de poucas palavras, banhou seus três pequenos  meninos, ajudou a filha mais velha a vesti-los e saiu para o ponto do ônibus.
A viagem não era tão longa, uns quarenta minutos, que ele fez olhando pela janela, acompanhando o desenrolar da vida lá fora, naquele dia bonito de sol.
Para as crianças a novidade era bem vinda, os meninos com os olhinhos brilhando, sem entender muito bem aonde estavam indo. A menina já sabia, era um pouco mais velha, talvez uns nove anos, e observava o pai olhando através do vidro a cidade que passava e passava...
O jardim que rodeava o hospital era muito grande, bem cuidado,  tinha árvores velhas e enormes, com bancos espalhados pela grama. O edificio era alto e já havia sido branco, agora meio amarelado, e tinha um aspecto de limpeza sob o sol daquele domingo tão distante.
A mãe apareceu na varanda, acenou, e o pai mostrou para as crianças : - olha a mamãe, façam um sinal para ela!.
As crianças vibraram ao ver a mãe, acenavam e sorriam. Num piscar de olhos ela não estava mais lá, e o pai até pensou que alguém a tivesse chamado, quem sabe alguma enfermeira?
Mas não, em poucos minutos ela está ali, no jardim, abraçando os filhos e sorrindo, com seu roupão de flanela, estampado de flores vermelhas.
A menina não controlou as lágrimas, correu, sentou-se longe, não sabia como se comportar diante da mãe, tão magra, e ao mesmo tempo tão alegre.  A mulher esperou, depois foi até ela, abraçou e contou coisas sobre o hospital. Prometeu que voltaria logo para casa, levou a filha para junto dos outros, só aconchêgo, familia toda  sentada na grama.
Ela tinha pedido ao marido para levar as crianças, sentia saudade, o tratamento estava se prolongando demais. Estava feliz e acreditava sinceramente que tudo acabaria bem.
O homem sabia que não, mas em seu rosto triste não havia o menor sinal de desespero, apenas de saudade e compaixão.
Hora de ir, despedidas, abraços e beijos demorados nos meninos tão amados, promessas e gracinhas para a filha querida e chorona.

A viagem de volta foi silenciosa, o homem de calça cinza e camisa branca estava mais arqueado, ainda mais pensativo.
Se me perguntam sobre alguém para homenagear no dia das mães, a primeira pessoa que me vem à mente é aquele homem com seus quatro filhos, no jardim do hospital, acenando para o terraço.

Pai...sinto tanta falta de você...


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Para vocês!


As amizades a gente conquista com carinho, com atenção, presença.
No entanto, as amizades virtuais são mais dificeis porque não existe o contato físico, o olhar, a troca de sorriso.
Então torna-se imperativo que você seja absolutamente honesta, transparente, para que a pessoa que lê sua postagem, consiga sentir sua presença.
Adoro colocar aqui no blog os meus pensamentos, minhas dúvidas, minhas saudades e alegrias.
A principio, a idéia era escrever como se fosse um diário. Cheguei a pensar que ninguém, além de poucas pessoas da familia, ia interessar-se pelas minhas prosas. É delicioso escrever sem ter o compromisso de agradar alguém.
E é nessa hora que entra a transparência, a solidão do quarto, a relação entre eu e meu computador.
Quando percebi que algumas pessoas adoráveis liam minhas narrativas, comentavam, sorriam e até choravam comigo, confesso que tive medo, mas ao mesmo tempo, fiquei encantada.
Hoje, alguns meses apenas depois da primeira postagem, tenho amigos que me acompanham e até me elogiam!
Fico emocionada com essas demonstrações de carinho tão simpáticas, alegres, e tão espontâneas.
Hoje estou aqui para agradecer. Sinto-me honrada com a amizade com que vocês tem me presenteado.
Sou uma pessoa emotiva por demais, e podem acreditar, amo tudo isso!
Então, não vou citar todos os nomes, porque quem me visita sabe que essas palavras são para vocês.
Vou apenas dizer que hoje recebi uma homenagem no blog da Rosane Castilhos, o Trèsors, que me deixou toda orgulhosa, "metida" mesmo.

Bom, não quero perder o foco, começar a falar demais. Essa pequena postagem saiu lá de dentro de minha alma, sem frescura e com muita emoção.

Levanto um brinde a todos, desejando que nossa cumplicidade se fortaleça cada dia mais, e que vocês continuem tendo paciência comigo quando choro e rindo de minhas alegrias. Amo vocês, de verdade!

Tim...tim  (com cerveja gelada porque ninguém é de ferro!) Saúde!




imagens google