quinta-feira, 24 de março de 2011

A visita


Quando abriu a porta e viu que tratava-se da vizinha e amiga, do andar de baixo, pediu que entrasse, sem rodeios.
Ela trazia um objeto nas mãos, uma espécie de porta-retratos, encostado ao peito.  Olhou para a amiga e disse: - "Veja quem chegou para visitar você. Nossa mãe querida..."
Só então a mulher percebeu do que se tratava. Lá estava a figura de Maria, mãe de Jesus, a peregrina que passa um dia na casa de cada morador do bairro. Já havia percebido o movimento das mulheres levando e trazendo a imagem, mas a amiga fez uma surpresa, não avisou sobre a visita.
Colocada sobre um móvel da sala, ficou ali, meio constrangida, sentindo-se intrusa. Não é do tipo de visita que toma um cafezinho, troca dois dedos de prosa e vai embora.
Não, ela espera um olhar, uma oração ou um pedido. Está acostumada a ouvir muita lamentação, lágrimas à espera de um milagre, olhares desesperados procurando consolo.  Não raro  algum agradecimento, um afago, até um beijo...
Mas naquela sala estava sentindo-se intrusa. Não havia sido convidada e a anfitriã já dera muitos sinais de que suas relações estavam estremecidas.  Como tem por principio o respeito à opinião das pessoas, quedou-se ali, só olhando com seu sorriso suave nos lábios.
Mas a mulher foi gentil, falou com ela sobre suas dúvidas e decepções, seus planos e sonhos, e principalmente sobre os filhos e netos.
Nada pediu. Sentia-se constrangida diante da soberba imagem da Mãe de Jesus, doce e meiga, e também não achava-se confortavel para reinvindicar favores.
O relacionamento estava rompido há muitos anos, por conta de feridas escancaradas e mal curadas. Sentia-se violentada em sua dedicação, cansada de dar-se sempre, entregar-se sempre, dobrar-se sempre.
Não, não iria cair de joelhos, chorando e pedindo perdão, principalmente porque não se sentia em pecado.
Conversou longamente com sua visita, contou-lhe os motivos da ausência nas missas, nas procissões, até mesmo nas festas da igreja. Falou de suas angústias e medos, como se estivesse na presença de uma amiga, silenciosa e solene amiga, que ouvia e sorria, concordando e entendendo suas palavras.
Na despedida, um abraço sincero, votos de uma peregrinação  tranquila, até um carinho no rosto, um sorriso na face.
Essa mulher está começando a entender o significado das imagens. Elas remetem à força imaginária, à luz, à atração forte e irresistível  pelo que nos dá a natureza. É a imagem do bem,  na qual você precisa se concentrar para alcançar a energia que é vida, a paz de seu espirito, o conforto da alma.
Gostou da visita da bela Senhora.  Sabe que voltará dentro de algum tempo, quando completar  o ciclo de visitas pelo bairro.
Sabe também que receberá a amiga de braços abertos, falarão sobre seus assuntos, talvez até contem coisas engraçadas, riem, porque é assim que se comporta uma mulher que sabe abrir as portas de seu lar para os amigos.
Com dignidade e alegria...sempre!




imagens google

11 comentários:

  1. Antônia, obrigada por compartilhar conosco esse belo texto.

    ResponderExcluir
  2. Quando eu morava no sul, conheci este costume. Era uma alegria receber a visita da santinha. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo texto!

    Sou mineira e na minha cidade a Santinha também visita nossos lares, apesar de que não resido mais lá.Porém minha mãezinha que tem 87 aninhos recebe a ilustre visita.

    Um beijo grande e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Querida!
    Adorei seu blog e já estou te seguindo.
    Seu texto est;a lindo.
    Recebo a Santinha na minha casa todos os meses e ela sempre vem carregada de esperança e fé.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Belo texto Na casa de meus Avos que eram muito religiosos,nao me lembro com que frequencia mas muitas vezes eu ia receber a Santinha dentro de uma casa de madeira que chegava para ficar 2 ou 3 dias e depois disso ia para a casa seguinte.Doces lembranças!

    ResponderExcluir
  6. Eu conheci a sua visita,tive o privilégio de pegá-la nas mãos e fiz um pedidinho pra ela.
    beijocas

    ResponderExcluir
  7. Fico muito feliz em saber que a visita tocou o coração desta mulher...isso significa que ela acredita no amor da Mãe, que ainda existe esperança e que existe sim muitos motivos para agradecer.
    Na minha opiniáo, humilde opinião, esta visita foi providencial...não foi o acaso que a trouxe...
    E seja ela sempre bem vinda, nossos braços e corações, ainda que um pouco ocupados, sempre estarão abertos para ela...sempre!
    Um beijinho e parabéns pelo belo texto...

    ResponderExcluir
  8. Ah...em tempo: é impagável ver a Larinha, toda miudinha, enchendo de beijinhos a ilustre visita...Também pudera, acho que ela sente, em sua inocência, que ainda bebezinha foi consagrada ã Nossa Senhora...Quer coisa melhor?
    Amei!

    ResponderExcluir
  9. Que bom Ivani...è ótimo saber que somos lembrada, e derrepente aparece uma Nossa Senhora, um Menino Jesus, um anjinho, e por ai a fora...Aqui em Tupy ela vem, vem também o Menino Jesus, e veio também o Divino lembra né? kkk
    Essa sensação de receber Nossa Senhora é muito boa, ela veio na nossa casa...seja pela porta ou pela tela do computador,Hoje você a troxe aqui.

    Aproveita essa energia ela é só sua, é unica e exclusivamente pra você, pra sua vida...VIDA essa é a palavra da vez...SUA VIDA!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ah... o que dizer? É um assunto tão dificil...
    Ser inteligente e culta tem um preço...

    Adorei o texto, é lindo!!!

    Beijos
    Eliana

    ResponderExcluir
  11. Adorei o texto, como sempre!! Minha mãe ainda recebe a Santa, sabia?!
    Querida Ivani, como está tudo por aí? Larinha melhorou? Vc está bem? Os netos?
    Sabe que a correria por aqui continua. Mas é uma correria boa. Saio pra comprar tecido, costuro, cuido da Aila, costuro, cuido da casa, costuro, cuido do marido, costuro, cuido da revista, costuro, visito cliente, costuro,....e assim vai...rsrs...uma loucura!!
    Beijos grandes, amiga querida!!
    Continue a nos presentear com seus lindos textos!!
    Bela

    ResponderExcluir