quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Eu me lembro!



Um dia desses, na sala de espera da clínica de fisioterapia, estive folheando uma revista e li uma pequena crônica - infelizmente não gravei o nome do autor - que falava sobre o que realmente lembramos do período escolar. Ele se referia aos primeiros anos,  trazendo à tona seus mais remotos dias de criança.
Com sinceridade eu digo que esqueci  quase tudo o que aprendi. A prova real, os números primos, algumas taboadas. De português? não saberia mais conjugar os verbos, fazer uma análise gramatical. E os rios e seus afluentes?  e os nomes das pessoas que fizeram parte da Historia do Brasil? quase todas eu me esqueci.
Mas eu não esqueci de minha primeira professora. Nem de minha primeira escola, tão linda, pintada de amarelo bem clarinho, pátio cheio de arcos, mastro onde hasteávamos a Bandeira Nacional toda semana.
Não...não dá para esquecer o rosto de alguns amiguinhos, hoje tão distantes de mim, onde estarão?
E na saída das aulas, quando havia chovido, as brincadeiras nas valetas que a chuva deixava pelas ruas sem asfalto de minha querida cidade. Como esquecer?
E na hora do lanche, desembrulhar o pacotinho de papel de pão - que nem sempre tinha pão - mas mandioca frita, bolinho de arroz, uma banana.  Não tínhamos vergonha do lanche simples, todos éramos crianças, famintas e totalmente inocentes. Comíamos às pressas para aproveitar o tempo com brincadeiras - de amarelinha, de roda, de bate-bafo, de bolinha de gude.
Não esqueço o frio na barriga em dia de prova, a algazarra nos ensaios do coral, o respeito na hora da fila quando cantávamos o Hino Nacional antes de entrar para as classes.
Penso mesmo que me lembro de tudo o que precisa ser lembrado, ou melhor :- mereçe ser lembrado.
Se não sou uma pessoa melhor, poderia ser pior se não tivesse tido a oportunidade de viver aquela época, naquele lugar, com aquelas pessoas.  De que me adiantaria saber ainda todos os algarismos romanos se não tivesse as lembranças e a saudade de minha  escola querida?
Fechei a revista quando chegou minha vez de ser atendida e pensei com meus botões  - "ele está certo...pobre daquele que não tem saudade. Esquecer pra que?"...

11 comentários:

  1. Fiz um passeio saudoso, de mãos dadas com tuas memórias, Ivani. Sim, o que vale mesmo é o que o coração guarda na gaveta do que nos formou e resguardou, embalado em papel de seda, pra lembrar pra sempre. Beijo grande! Obrigada por linkar o Amém no Samambaia!

    ResponderExcluir
  2. Delicadas lembranças Ivani. Tenho um amigo que escreveu na dedicatória de seu livro: À minha primeira professora, onde quer que ela se encontre, que me ensinou a ler e escrever e que graças a essa dedicação hoje posso editar este livro.

    ResponderExcluir
  3. Querida Ivani...espero que você esteja mais calma...KKKKKK!! Tá bom, aceito as broncas, mas achei realmente que fossemos nos encontrar na sexta...enfim.

    Acho que com o passar dos anos, a mente vai ficando mais seletiva sobre o que é importante ou não, certas lembranças são assim, ficam trancadas a sete chaves e retornam na hora certa, já reparou? Que bom poder sentir isso e sentir que é importante...bjo amiga e bom dia!!

    ResponderExcluir
  4. Lembranças assim vêm carregadas até de cheiros, não vêm? O cheiro do livro, do uniforme, da lancheira...ah, eu me lembro até hoje!
    Minha primeira professora não foi tão doce assim...(lembra da Dna. Alice?), mas fui alfabetizada por um professor super gostoso: o vovô Joaquim...
    E me lembro também de fazer lição sempre com você em volta, me incentivando a ler, ler e ler...
    Linda postagem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Queridinha!

    Adorei a sua postagem, lembrei perfeitamente da nossa escola, nela eu estudei somente seis meses, depois mudamos para o Km 18 e perdi aquele ano, no outro fui estudar naquela escola de madeira ao lado da mercearia do Menque e você perto do riacho atrás da Osran...mamãe faleceu...perdi novamente aquele ano, você não!.. era muito estudiosa. Bem só sei que fiquei três anos na primeira série.Só na escola Comandante Sampaio, em Quitaúna, passei para o SEGUNDO ANO, um tremendo de um cavalo junto com os pequeninos, e assim fui passando os anos com muitas lembranças tristes e muitas alegres, o importante é recordar pois alguém já disse que "recordar é viver", então esquecer pra que? Estou com você e não abro mão...Beijos

    ResponderExcluir
  6. Poxa, fiquei toda arrepiada, afinal vc sempre me deixa arrepiada com esses posts!!
    Adorei relembrar essa fase da minha vida.

    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs.....vc sempre me deixa de orelha a orelha com seus comentários em meus posts!! Quer dizer que a garotada gritaria " olha, o saco da vovó tá cheio!!!" !!!!rsrsrs...só vc, querida, só vc! |E ainda me perguntam " um blog? isso é interessante?"
    Ivani, suas memórias sempre me emocionam! Ai, a hora do lanche sempre era a melhor e a os segundos que prescediam a prova os piores...ui!rs...
    Amiga, que sua semana seja linda!
    Viajamos na quinta. Vou estar conectada mesmo longe. Depois escrevo contando detalhes!
    Beijos!!!
    Fique bem!
    Bela

    ResponderExcluir
  8. Ivani querida
    Lembranças, doces lembranças...sempre fico emocionada com seus posts.

    Querida, super obrigada pela dica, viu?! Limpei todos os armarios com a mistura de agua e vinagre e ficaram otimos!!!

    Grande beijo e uma super semana

    http://blogdaclauo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não sei o que mais me encanta: se são os seus textos ou os efeitos que eles causam em suas amigas...Voce é muito boa!!! acho que poderia avanças um pouco... quem sabe um conto?

    Beijos
    Eliana

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada, minha querida!! Só tenho a agradecer suas sempre tão doces palavras!!!
    Ainda ajeito tudo por aqui antes de sair. Mãe, esposa, profissional, doméstica, motorista particular, cozinheira, faxineira, secretária,........., são tantas nossas atribuições, não é mesmo Ivani amiga?rs...uma loucura! Mas temos o que conseguimos carregar. Sou forte, dou conta!!rs...
    Gostou dos prêmios, é? Susi escolheu o kit pizza e eu fiz o mini enxoval. Se vc ganhar vou coemr pizza aí na sua casa com vc, Ju, Lara e Cris. Ix, vai faltar um lugar no enxoval...faço outro e levo!!rs...beijos, amiga!! Gosto demais de vc!! Bela

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivani...Voltei...
    Lindo este post...
    Deveriamos mesmo voltar e relembrar de onde viemos, e onde estamos...Passamos por tanto, tivemos tantos amigos, guardamos tantos cheiros...É mágico, é como assistir a uma serie, que fazemos parte, só espero que ao abrir os olhos, possamos ter orgulho da continuação, e dizer que a próxima temporada vai ser um sucesso, como aquelas séries que acaba e te deixa sentada por alguns momento...Já sentindo saudade!!! Ainda bem que podemos escolher sempre, o final!

    Beijo+

    ResponderExcluir