sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Palhaço, eu?


Prometi voltar ao assunto, e aqui estou. Terminei de ler o livro de Isabel  Allende - ilha sob o mar - e sinceramente não foi tudo aquilo que esperava. Não se trata de uma leitura incrível, que te prende e faz querer ler mais e mais até o fim. A partir do meio do livro já comecei a sentir um certo tédio, um desejo de que terminasse logo. Apesar da historia ter um conteúdo muito interessante, o romance dentro dela ficou tedioso e morno.
Mas, aprendi muito com a pesquisa que a autora fez para nos mostrar até que ponto a escravidão foi devastadora para a raça negra em grande parte do mundo. Eu que acreditava que apenas no Brasil  e na América do Norte esse flagelo vergonhoso havia acontecido, soube que nas colonias francesas e inglesas era praticada de maneira brutal. Recomendo o livro como aprendizado, não como entretenimento.

Agora.....vou começar a ler a biografia de meu querido Gabriel Garcia Marquez. Ah! vou comentar sobre ele por aqui, não vejo a hora de começar. O livro está guardado no armário há quase um mês, ou mais, esperando para ser lido no momento certo, e esse dia chegou. Depois vou contando os lances mais interessantes (devem ser todos).
Esse fim de semana promete grandes emoções, com eleições tomando conta de todos os espaços. Desde hoje de manhã que a tv não fala em outra coisa. Gostaria de ser mais politizada para poder entender melhor esse assunto tão interessante. Confesso que não tenho paciência para estudar politica, apesar de me revoltar quando leio sobre certas safadezas que cometem os nossos representantes tão ilustres.
Não quero discutir sobre isso aqui, é assunto muito pesado para esse lugar e esse horário. Digo apenas que vou cumprir meu papel de cidadã e votar, sabendo que muito pouca coisa vai mudar, assim como tenho visto por toda uma vida. Já vivenciei muitas eleições e tive muitas esperanças de que "agora vai!". E não foi coisa alguma, fazendo-me repetir uma velha frase de meu pai - não levante cedo para trabalhar e você vai ver se algum político te ajuda - meu pai sabia das coisas.
Agora me lembrei das eleições que elegeram Janio Quadros para presidente. Era uma garota, que pena não me lembrar o ano, e que pena estar com preguiça de pesquisar no Google.
Mas não interessa a data, o que eu ia contar é que lembro-me perfeitamente do barulho, dos panfletos e dos homens conversando com meu pai sobre o Sr. Janio. Eram vizinhos e também meus tios, numa falatória sem fim, e com um detalhe muito curioso, uma vassourinha dourada na lapela do paletó.
Sim, naquele tempo os homens usavam paletó para irem votar, e na lapela estava a tal vassourinha que era o símbolo do Sr. Janio, douradinha, pequenina, que havia sido distribuida aos baldes pela cidade, e todos os homens usavam com orgulho.
Não consigo dizer os números da vitória, mas sei que foi esmagadora (ainda vou pesquisar melhor), e esmagadora também foi a decepção dos janistas que confiaram nele, pois acredito que meses depois veio a renuncia, e o Brasil entrou num processo de loucura politica que acabou levando nosso país à ditadura.
Mas a vassourinha do Sr, Janio ficou rolando lá em casa por algum tempo, até ir para o lixo toda enferrujada, porque é obvio que foi feita de material barato, para brilhar por pouco tempo, assim como as ideias do politico que as distribuiu.
Acho que fui muito influenciada por aquelas eleições, mesmo tão menina, porque não consigo pensar em votos, panfletos e musicas de propaganda sem me lembrar daquela época,  e também da esperança de vida melhor que ouvia nas conversas dos parentes e vizinhos.
Havia um refrão bem assim "- varre varre vassourinha, varre varre a bandalheira, que o povo já está cansado, de sofrer dessa maneira" - .
Quando digo que nada muda é porque já vi esse filme antes e porque realmente não acredito em milagres.
Adoro a figura do palhaço, sempre gostei muito de sua alegria e seu colorido, e ainda vou falar sobre isso aqui no blog, mas não dá para separar a imagem desse personagem alegre e pateta da imagem que tenho de mim mesma nesses dias.

"...e experimente não levantar cedo para trabalhar..."



gravura emprestada do google

3 comentários:

  1. pesquisei no Google, agora que estou sem sono, e as eleições foram em 1960, Janio tomou posse em janeiro de 1961 e em agosto do mesmo ano renunciou.
    portanto eu tinha 12 anos quando foi eleito.
    sua vitoria foi realmente esmagadora e seu vice João Goulart, o substituiu no cargo. O resto acho que todo mundo sabe...
    desculpas por só pesquisar hoje. beijo

    ResponderExcluir
  2. Pois é...experimente não trabalhar e vai ver só...
    Infelizmente ainda falta muita estrada para a maioria dos brasileiros ser considerada politizada...
    Os políticos realmente, em sua maioria, deixam muito a desejar, mas os brasileiros ainda têm muito a aprender, muito a entender...falta aquele sentimento de "pertencimento"...De que se a educação pública for boa, será bom para TODOS! Se pudéssemos ter saúde pública de qualidade, não precisaríamos pagar uma fortuna de plano de saúde...Se tivéssemos segurança, não precisariamos gastar tanto com seguro, condomínio... Enfim...temos muito ainda para evoluir...
    Só fico decepcionada quando vejo o voto sendo jogado no lixo...como se fosse uma brincadeirinha!
    Ótimo post mamy...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não dá mesmo para falar em plitica né?
    è tudo tão igual e tão vergonhoso....
    "...e experimente não levantar cedo para trabalhar..." Isto se tiver um trabalho....
    Beijos

    ResponderExcluir