segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Igreja




Ainda ontem lembrei-me que devia falar mais sobre o Padre Rafael, que no final dos anos 50 e durante os anos 60, foi o responsável pela Igreja Imaculada Conceição, no nosso bairro, em Osasco.
Se houve alguém que realmente se preocupava com as crianças do bairro, foi o nosso temido P. Rafael. Tinha um mau humor de leão, chamava todas as meninas de mariazinha e os meninos de zézinho. Dava broncas inesqueciveis durante a missa se algum engraçadinho (e sempre tinha um) resolvia desencadear uma crise de risos entre a garotada.
Nós, as crianças da Cruzada Eucarística, nos sentávamos nos primeiros bancos, fita com medalha no peito, vestindo nossas melhores roupinhas de domingo e uma vontade louca de olhar para os lados, procurando um motivo,  "unzinho" apenas para cair no riso. Parecia praga! era só a gente se acomodar no banco que dava uma vontade danada de rir.
E o P. Rafael interrompia a missa, olhava para o nosso lado (todos segurando o riso) e perguntava com seu vozeirão de tenor:- "onde está a graça? podem falar, quero rir tambem!".
Se uma criança de colo chorava durante a cerimonia, ele virava-se para a mãe e dizia: - "dona maria, saia lá para fora com a criança! você não assiste a missa e nem deixa os outros assistirem!".
Nos fundos da igreja havia o salão paroquial, com chão de cimento rústico, alguns bancos e um palco improvisado onde os jovens rapazes e moças,  ensaiavam algumas músicas ou peças de teatro, exibidas aos domingos, depois da missa das sete da noite.
Durante a tarde de domingo a garotada já  ensaiava para o "show" dos calouros,  e era muito divertido ver aqueles meninos e meninas apresentando-se no palco.
Eu tambem cantei algumas vezes, e hoje penso que se agora canto mal e sou desafinada, como seria então diante de várias pessoas, num palco! no entanto, as pessoas aplaudiam , se divertiam, coitados...ninguém gritava "socorro!"
O Edison, meu irmão, tinha o apelido de "pirulito". O apresentador dizia:- vem cá pirulito, vai cantar o que pra gente?e ele respondia, todo pimpão:- pirulito que bate-bate...
Era uma criança, de nove ou dez anos, e todos os domingos subia ao palco para cantar - "pirulito que bate-bate...pirulito que já bateu...quem gosta de mim é ela...quem gosta dela sou eu"... e por aí afora.
E apesar do eterno repeteco, aplaudiam e incentivavam o menino que queria apenas participar, ser visto e aplaudido. Até hoje, meio século depois, ele ainda é meio exibido.
A melhor comida quem faz é ele, a melhor batida é a dele, e adivinhem quem dança melhor?.... Esse é o nosso pirulito, irmão querido e peça importante de nosso quebra-cabeças.
Voltando ao P. Rafael, era um homem sempre à frente de seu tempo, um empreendedor. Fundou uma escola profissionalizante no terreno baldio ao lado da igreja.  Com a ajuda das grandes empresas da cidade, que ele visitava constantemente pedindo maquinas e equipamentos, conseguiu até professores para ensinarem os meninos nas horas vagas.
Nessa escola os meninos e meninas faziam cursos de eletrica, mecanica, solda, tornearia. Havia tambem artezanato, pintura, costura, enfim, uma oficina para futuros trabalhadores que seriam aproveitados pelas empresas ou pelo comercio da cidade.
Dele apenas sei que alguns anos depois foi designado para a Matriz da cidade, posteriormente sendo tranferido para Curitiba como Monsenhor. E  agora encontra-se em Itu,  segundo um amigo que mora em Osasco e encontrou-se com ele.
Foi uma das figuras mais interessantes que ja conheci. Hoje, ao ler algo sobre padres pedófilos, que desrespeitam crianças entregues em suas mãos - que deviam proteger -  lembro-me dele com imenso carinho.
Nunca soubemos ou vivemos qualquer situação constrangedora. Ao contrario,  nos ensinou a viver em comunhão, dar valor ao companheirismo e ao trabalho.
Minha lembrança é desse homem serio, alto, rosto bonito e bondoso, apesar do humor azedo e da voz grave e assustadora. Fiquei feliz em saber que está com saúde, descansando de uma vida plena de boas atitudes.
Ao amigo P. Rafael desejo o sono dos justos, o repouso merecido pelos grandes homens que souberam plantar amor no coracao das crian;as que o rodearam. Minha gratidão e minha saudade, pois foi com você que aprendi que a igreja pode e deve ser muito maior que uma missa ou que os sacramentos. A igreja deve ser sempre uma casa alegre onde somos bem vindos, amparados,  onde as crianças podem brincar e aprender, onde mora o respeito e o carinho entre as pessoas. Infelizmente, nessa minha caminhada,  nao encontrei essa acolhida em nenhuma outra paróquia que frequentei. Que pena!

8 comentários:

  1. Vou pedir ao Edison para cantar a sua famosa musica...Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah!!!!!Dessa ele não escapa mesmo,vai ter que cantar,rs,rs....beijos

    ResponderExcluir
  3. nossa, a Paula escreveu só uma linha! deve ter caído de cabeça!
    vocês devem pedir mesmo para ele cantar, não sabem o que estão perdendo!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Ivani ele esta descansando faz tempo, dormindo o sono dos justos ha muiiitooo tempo, tenho que te dar esta triste noticia: O Padre Rafael faleceu, existe até um posto de saude com seu nome...e olha que foi inaugurada a pelo menos 03 anos...das duas uma ; ou sua amiga errou de Padre ou ela fez uma viajem para outra vida...e que viajem!!!

    Beijos

    Eliana

    ResponderExcluir
  5. nossa, eu devia ter pesquisado melhor antes de postar sobre o P. Rafael.
    Com certeza meu amigo se encontrou foi com outro padre, e está confuso.
    Como estou a muito tempo longe de Osasco, nem sabia da existencia do posto de saúde com seu nome.
    Bem, as minhas lembranças não mudam, e meu desejo de que descanse em paz também não. Repito: "que pena"!
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Olha o pirulito chegando...!!!!Realmente o Padre Rafael naquéla época estava na frente dos outros uns 30 anos. A igreja católica perdeu espaço justamente por falta de padres como o nosso querido Rafael, que exercia uma função, não só de padre mas de formação de opinião e social.Não devemos esquecer que daquele grupo de jovens, hoje muitos são artistas outros políticos e teve aqueles que morreram em luta contra a ditadura.Eu por exemplo continuo abafando quando me apresento nos eventos e canto minha canção.....um dia vou reunir toda a minha família e amigos para que eu possa fazer uma mega apresentação, e lógico, vou servir minha caipirinha e após um prato que ainda vou resolver qual vai ser, são tantos..... fico na dúvida.....

    ResponderExcluir
  7. eu não disse que ele é insuportavel?

    ResponderExcluir
  8. Ai, ai! Dei boas risadas imaginando o tio Edison cantando pirulito que bate bate e imaginando também vocês todos pequenos, morrendo de vontade de rir quando a missa começava!!!Ótimo!
    É de padres assim que precisamos!Padres humanizados e em sintonia com a realidade!
    Ótimo post!
    E o pirulito é todo exibido mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir